quinta-feira, 31 de março de 2005

O dinheiro de mentirinha

Pensemos juntos: o dinheiro que foi inventado em forma de moedas de metal e de cédulas de papel tinha equivalência de valor a alguma riqueza, algum correspondente físico, normalmente em forma de barras de ouro de posse de um banco central ou um tesouro nacional administrados pelo Estado, ou seja, a circulação de capital e dos recursos era conhecida, controlada e determinada pela quantidade de riquezas tangíveis existentes e disponíveis para compra, venda e troca.

O acúmulo dessa equivalência ou dessa riqueza física era a determinante da riqueza.

Tudo isso era determinado pela teoria econômica dos bens finitos, a teoria da escassez, que construiu toda a linha de pensamento contabilista.
Em meados do século passado as empresas passaram a valer mais que seu próprio patrimônio, agora o valor não era mais equivalente à riqueza física que essas empresas tinham como detenção de bens patrimoniais tangíveis, mas à capacidade que têm de gerar uma riqueza potencial que cresce exponencialmente junto com a sua capacidade de gerar soluções, consumo, desejos e novas necessidades de mercado. O que acaba por invalidar o valor patrimonial auferido pelo balanço patrimonial de riqueza tangível e física de uma empresa. É abstraído de forma positiva o valor potencial, chamado também de virtual de um patrimônio que existe apenas em números e não em equivalência patrimonial de bens tangíveis ou físicos disponíveis e existentes na realidade. São apenas números determinados por valores atribuídos a uma potencialidade de geração de novas riquezas na sua maioria também intangíveis.

A Netscape, empresa que nos anos noventa inventou o navegador da web Netscape Navigator, quando entrou com seu capital aberto na bolsa eletrônica Nasdaq vendeu suas ações por um valor cento e setenta e seis vezes maior que o valor de seu patrimônio líquido em balanço patrimonial.
Tudo isso é para resumir e explicar que a maior parte do capital circulante entre bancos, grande corporações, países, consumidores e empresas em geral é DINHEIRO DE MENTIRINHA.

1 Comments:

Blogger Denis Pedroso said...

O exponencial tornou-se número certo, como se pudéssemos medir um sentimento usando os métodos da ciência exata, não a humana. O dinheiro tornou-se imagem, como a imagem, entre as pessoas, tornou-se verdade. Doido. Mais ainda esta explanação tua, rá! Dá-lhe!

4:46 PM  

Postar um comentário

<< Home