segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Não limpem as praias, o dicionário é que está errado

O UOL hoje em notícia mostrou que o Google em sua versão brasileira do Google Street View, a ferramenta online que possibilita visão de 360º das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte chamou a "cidade maravilhosa" de "landfill", que em inglês significa "aterro sanitário" ou "depósito de lixo".

Vejam que injustiça! As praias brasileiras, assim como as lagoas urbanas, não estão poluídas. Os edifícios que ficam nas margens ou em torno dessas águas não despejam seus esgotos a céu aberto direto no que deveria ser e são locais de lazer. Toda a rede pluvial é direcionada somente com o que deve conter, água de chuva. Todo mundo saber que isso é mentira.

O Google afirma que foi um erro de tradução, pois a palavra "aterro" foi traduzida erradamente para "landfill". O Google errou, obviamente o Rio não é um aterro sanitário e nem um depósito de lixo. É uma cidade linda, mas que sofre sim deste mal. O descaso ambiental e a falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto a todos seus habitantes.

Pior cego é o que não quer ver, muda-se o significado das palavras em dicionários, mas a praia, essa continua suja e cada vez mais parecida com um "landfill".