Ensaios e Anseios Crípticos, Paulo Leminski
Do livro Ensaios e Anseios Crípticos do Paulo Leminski, esse autor curitibano que me foi apresentado quando vim morar aqui, tenho guardadas algumas transcrições imperdíveis.
“A etimologia é o modelo de uma verdadeira ciência da literatura. E o plágio, o mais importante dos recursos literários”.
“Literatura é uma das coisas mais frágeis deste planeta. Por isso, nas bibliotecas, existe sempre, uma placa, exigindo: SILÊNCIO, como nos hospitais”.
“9 - Música, maestro”.
“Assim como romance de um escritor soviético retratando programaticamente a vida dos lenhadores do Cáucaso e mero artesanato medieval, uma arte “de esquerda”, que venda, é um absurdo, um contra-senso, uma mula sem cabeça. Chame-se Picasso, chame-se Garcia Márquez”.
“Ao se deixar transformar em mercadoria, a obra de arte burguesa referenda e coonesta, concretamente, o mundo mercadoria”.
“Não são os conteúdos que importam: são os modos, os processos, as formas que são sociais. E políticas, portanto”.
LEMINSKI, Paulo, Ensaios e Anseios Crípticos, 1997.
“A etimologia é o modelo de uma verdadeira ciência da literatura. E o plágio, o mais importante dos recursos literários”.
“Literatura é uma das coisas mais frágeis deste planeta. Por isso, nas bibliotecas, existe sempre, uma placa, exigindo: SILÊNCIO, como nos hospitais”.
“9 - Música, maestro”.
“Assim como romance de um escritor soviético retratando programaticamente a vida dos lenhadores do Cáucaso e mero artesanato medieval, uma arte “de esquerda”, que venda, é um absurdo, um contra-senso, uma mula sem cabeça. Chame-se Picasso, chame-se Garcia Márquez”.
“Ao se deixar transformar em mercadoria, a obra de arte burguesa referenda e coonesta, concretamente, o mundo mercadoria”.
“Não são os conteúdos que importam: são os modos, os processos, as formas que são sociais. E políticas, portanto”.
LEMINSKI, Paulo, Ensaios e Anseios Crípticos, 1997.
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