segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Quando ningúem tem culpa

Ontem perdi um dia zanzando pelos aeroportos do Brasil. Comprei uma passagem de um vôo que saía de Curitiba às 7h30 da manhã e chegaria em Maceió às 11h40 da manhã. Cheguei no aeroporto às 5h por minha conta e risco. Fui atendido no balcão na hora que meu vôo deveria sair de Curitiba.
Tive a sensação de que os guichês da TAM atendiam lentamente de propósito, mas sem saber o porquê. Uma situação caótica e sem explicação que se agrava a cada hora que passa e os atrasos, como uma reação em cadeia, se multiplicam. Meu vôo de conexão para Maceió havia sofrido "overbooking", ou seja, eu perdi o vôo e conseqüentemente teria um atraso pior do que o terrível atraso que já sofreria com o vôo em que deveria viajar originalmente.
Observando percebi que a fila do check-in deveria andar mais rápido, mas eram poucos os guichês cheios de atendentes, ou seja, o terminal dispunha de pouco espaço para tantos passageiros e pior, para tantos funcionários da TAM. Como tudo no Brasil, ficar procurando a culpa sempre foi nossa melhor solução, e assim se comporta o governo federal. Culpou a TAM e cedeu aviões da FAB para transportar clientes da "culpada", que segundo um despachante do aeroporto de Brasília (onde estive por horas), parece um assunto proibido nos bastidores dos aeroportos.
O governo ordenou que a TAM parasse de vender passagens. Como pode uma empresa querer crescer sem expandir sua operação? Sem aumentar seu faturamento? Alguns aviões da companhia estão parados em São Paulo aguardando uma manutenção inesperada no pior período do ano para reduzir frota, o Natal e o início das férias de verão. Só que o buraco é mais embaixo: o caos nos aeroportos é mais um exemplo do resultado do investimento pífio que o Brasil vem fazendo em infra-estutura. Em Curitiba, por exemplo, foram construídas mais de 10 fábricas grandes nos últimos 10 anos na região da Cidade Industrial e as estradas que escoam essa produção são as mesmas há muito tempo, as escolas que educam os futuros empregados dessas indústrias perdem vagas anualmente por se consumirem com o tempo sem reformas básicas. O Brasil está inchado, quer crescer, mas a imobilidade política atrasa todos os setores da economia.
Se existe alguém culpado em me fazer perder o sábado, não é a TAM, mas a nação que aceita essa vergonha que prioriza superávit fiscal ao invés de investir em taxas de crescimento que poderiam acompanhar as da China, mas mal e mal ultrapassam as do Haiti.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

diego,
não é o superavit primário que impede o brasil de crescer.
o brasil está parado desde 1982!
a política pró-superavit primário data do segundo mandato do fhc, logo...

atenção!
na verdade sp é superavit de mentirinha, pois exclui das contas o que temos de pagar de juros sobre a dívida interna; quando a gente acrescenta esses números o superavit vira deficit.

nós precisávamos ter superavits de verdade, reais.

o total de impostos se aproxima de 40% do pib (+ ou - us$ 750 bi). E o governo ainda produz deficit! Isso quer dizer que com uma carga tributária de 38% + 3% de deficit, nós temos uma carga de 41%! E o país não cresce! Por que? Porque não investe! E por que não investe?
Porque gasta mal! E por que gasta mal? Porque gasta com pessoal e custeio, porque mantém uma máquina poesada e obsoleta, porque sustenta uma previdência de suécia pros funcionários públicos, etc., etc., etc. Isso nada tem a ver com superavit primário. ao contrário.

Por que o país não cresce?
Porque não tem poupança-investimento. porque o ambiente dos negócios é péssimo. porque há insegurança jurídica. porque, porque, porque. Mil razões, menos o sp. sacou?

um abraço

carlos alberto pessôa

ps

v não pediu conselho mas darei assim mesmo: fuja da facilidade; seja mais rigoroso com você;não publique qualquer coisa - poeminhas que não são poesia. Poesia é coisa séria. exige muito trabalho além de muito talento. leia mais, muito mais, publique menos, quase nada, nada publicamente. leia o mário faustino. e o pound. e o rilke. sobre poesia e ser poeta. os livros você encontra facilmente.

12:51 AM  
Blogger Cristiane Benedicto said...

É como meu pai diz: Quem perde a esposa é viúvo, quem perde os pais é órfão e quem perde um filho é o que?

2:08 PM  
Blogger Sonia Mark said...

Amigos do bom dia. Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre como um curandeiro especializado chamado DR Clifford me cura do HIV. Ótimo homem que tem raiz e ervas para todo tipo de doença mortal. Vi seu e-mail em você-tubo por um paciente que ele curou De Herpes Quando eu entrar em contato com ele.para preparar a medicação à base de plantas para minha cura para o HIV e também enviá-lo para mim nos EUA via DHL, que me cure. Você também pode chegar até ele, seu endereço de E-MAIL drcliffordsolutioncenter62@gmail.com ou Ligue Ele neste número +2348105049840 Senhor, eu realmente estou grato pela ajuda que eu sempre recomendarei para o meu amigo!

8:38 AM  

Postar um comentário

<< Home