quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A miséria, cadê?

Nos últimos meses tenho acompanhado os debates, eleições, apurações, debates novamente e procuro discutir com amigos e conhecidos sobre política. Tenho discutido coisas interessantes e tenho percebido minha ignorância em muitas questões. Principalmente na forma como aqui "sentadinho" em um escritório em Curitiba esqueci das coisas que vi quando pequeno onde cresci, o Nordeste do Brasil.

Achando que falar do Tiririca, tentar explicar a sua candidatura e eleição, ou a posição hipócrita do PT sobre o aborto, e a mesma posição hipócrita do PSDB, que em nome do jogo político, tentam parecer o que não são para ganhar o voto daquele povo que há tempos não tem educação e saúde, consequentemente lhes falta coisas como água potável, comida, energia elétrica e outras coisas. Esse povo que elege o PT, PV, PSDB e outros pês continua, com ou sem bolsa família, sem ter o que comer. Dependem do voto, do poder de gente que como eu, está sentado em um escritório elocubrando sobre uma coisa que não conhece e não quer conhecer, a miséria.

A genialidade de artistas (um deles até ex-ministro do Governo Lula) Gilberto Gil e Caetano Veloso compuseram em 1993 a canção Haiti, que diz tudo sobre isso. Economizam minhas palavras e dizem o que tento nesse simplista e curto texto.

Quem sabe levantar dessa cadeira e parar de falar besteira sobre a parte 2 de Tropa de Elite, Tiririca, Dilma ou Serra seria melhor? Sem nós, nada vai mudar, seja quem for eleito.