domingo, 2 de dezembro de 2007

Não-entrevista com funcionário revela sublinhas do afastamento de pesquisadores do Ipea

Desde o afastamento dos quatro pesquisadores (Fabio Giambiagi, Otávio Tourinho, Gervásio Rezende e Regis Bonelli) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o Mil ao Contrário tenta um furo de reportagem para a realização de uma não-entrevista com um deles, porém, neste domingo, com exclusividade, este blogue acessou por telefone um funcionário do prédio da administração do instituto que detalha com integridade as ondas cheias de opinião da rádio-peão sobre o acontecido. O mesmo preferiu manter seu anonimato.

Mil ao Contrário - Boa tarde, Xis. Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer em nome dos leitores pela sua atenção.
Xis - Eu que agradeço, inclusive muito obrigado pelo livro do Paul Auster, estava vendo para comprá-lo.
MC - Sem problemas. Vamos aos detalhes que nos interessam. Qual sua impressão sobre a demissão dos pesquisadores?
X - Não chamaria de demissão, mas de afastamento. Eles são neoliberais, diz o governo, então o presidente achou melhor mandá-los passear.
MC - Presidente do Ipea [Márcio Pochman] ou do Brasil?
X - Aí você me pegou (risos).
MC - O que você achou disso?
X - Achei inteligente da parte deles. Econometria é muito dífícil, um saco!
MC - Um de nossos economistas comentou isso. Você não soube separar a opinião do presidente do instituto e do país. Qual sua dúvida?
X - Vejo que o presidente, do Brasil, tem seguido a tendência mundial de chefes de Estado mandões que adotam bordões totalitários. Tipo [Hugo] Chávez, [Vladmir] Putin e Evo Morales. O Brasil tá fashion, tá na moda! (risos).
MC - Sua opinião é cheia de raiva. Você gostava do trabalho dos pesquisadores?
X - Eu não entendo nada, já lhe disse que econometria me assusta, mas a imparcialidade do instituto sobreviveu ao governo militar, se bem que eram desorganizados mas moderninhos na política econômica, essa onda agora derrubou os adversários da opinião do Ipea. O Banco Central f. os caras.
MC - O Banco Central?
X - Lógico. O Banco Central é encruado, o Ipea tem hora que concorda, tem hora que discorda, mas isso é uma outra história. Os caras [os quatro pesquisadores afastados] eram durões de opinião. Tem a ver com poder.
MC - Poder?
X - Governo, poder, terceiro mandato, discurso plano, essas coisas...
MC - Obrigado pela atenção, Xis.
X - Obrigado a vocês, espero ter ajudado. Qualquer coisas estamos aí, aliás estou a fim do DVD novo com a história dos [Rolling] Stones (risos). Abraço e até mais (risos).
MC - (Risos) Óquei, um abraço.