quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Política começa em casa


Vemos hoje um cenário democrático triste e movido pela politicagem em que dois lados vendem seus discursos em nome do poder. Não há mais interesse algum em qualquer tipo de ideologia ou princípio, e o pior, o ser humano fica em último lugar.

Defenderam, lutaram, foram presos, torturados, perseguidos, renegados, humilhados e hoje são tudo aquilo que condenaram um dia. Autoritários, mentirosos, censuristas, consumidores de ideologia pura e por aí vai.

Uma democracia tem em sua alta classe, a elite maior, os políticos, membros quase sábios que governam, ou seja, direcionam, guiam a sociedade em direção a um caminho melhor. Em prol de seus cidadãos. É extremamente difícil mediar discussões entre esquerda e direita, tratar igualitariamente ricos e pobres, tanto na saúde, quanto na educação e principalmente na justiça, bem por isso existe um governo formado por essa elite escolhida, eleita, pelo seu povo. E o que temos hoje? Absolutamente nada disso, nem perto disso. Temos 2 grandes forças lutando por interesses pessoais em todos os níveis. Nós aqui, em nossa ignorância insignificante até temos desculpa em defender esse ou aquele ponto de vista mais pessoal, mas essa elite não.

Este texto é um convite a todos que assim como eu estão indignados com essa campanha presidencial e querem uma sociedade mais justa. Vamos cada um ajudar, ter compaixão com os menos favorecidos e em nosso pouco, mas rico tempo livre ensinarmos a ler e escrever, ajudar a construir uma cisterna, a construir uma casa melhor, incentivar a frequentar uma escola, a ter o sonho de fazer um curso técnico, ou uma faculdade, etc. Enfim, usar o conhecimento e os caminhos que temos para com nossas mãos mudarmos essa realidade e poder assim sermos todos mais politizados. Política começa em casa e não nas urnas, como vende a própria Justiça Eleitoral.

"Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim". Millôr Fernandes