terça-feira, 19 de agosto de 2008

O quadro de medalhas é uma besteira

O quadro de medalhas é uma invenção da imprensa. Não existe e nem nunca existiu quadro de medalhas feito pela organização dos Jogos Olímpicos. Isso significa apenas uma coisa, que não existe vencedor por país nas Olimpíadas. O quadro é repetido por todos os países e celebrado por seus órgãos que administram as equipes olímpicas que competem nacionalmente. Cada um com seus recalques, eu aqui com os meus e eles lá com os deles, sendo um tanto humano e caindo na mesmice de guerrear entre países, nações, povos.

A China ganhou mais medalhas que os Estados Unidos, que ganhou mais que o Reino Unido que ganhou mais que a Alemanha que ganhou mais que o Brasil que a Zâmbia e assim sucessivamente. Sim, tem uma correlação quase perfeita com o desenvolvimento econômico, mas não é no maior evento esportivo do Mundo que só acontece a cada quatro anos que alguém prova para outro alguém que tem uma política econômica mais inteligente. Nesses Jogos incríveis vemos por raros momentos todos os povos juntos, mesmo que alguns julguem hipócrita, é exatamente este o motivo das Olimpíadas, exercitar, através de atividade muito visceral, o esporte, a humanidade.

É falso, não hipócrita, e quem cospe nisso cospe no Homem.

Foto: Mercedes Chilla, da Espanha, finalista do lançamento de dardo em Pequim 2008/REUTERS

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Como parte do mundo dos Blogs, apesar de ter gostado do texto, tenho que descordar fortemente quando você coloca que existe "uma correlação quase perfeita" quanto ao nível de desenvolvimento econômico dos países e suas posições no quadro de medalha. Basta saber o que é correlação perfeita para ver que os dados apresentados estão longe de uma. Exite outras correlações, longe de perfeitas, que possivelmente influenciam muito mais o número de vezes que os países sobem no pódio.

Intuitivamente, diria que a primeira delas seria o grau de investimento dos países no esporte. É provavelmente o que melhor explica a boa colocação de Cuba e a posição da china no primeiro lugar do ranking. Acho que muito mais do que seu baixo PIB per capita e o seu estrondoso crescimento econômico da última década. Se crescimento econômico impulsionasse medalha a Índia deveria estar também na disputa.

Acredito que o tamanho da população também tem seu peso, já que quanto maior o cardume, mais fácil é achar um "peixe grande".

Para não estender, empiricamente noto que outro sinal de correlação é o investimento dos países no desenvolvimento de bons atletas em modalidades que geram um grande número de medalhas, como natação e atletismo por exemplo. Como existem uma grande variação de provas nessas modalidades, bastam poucos bons atletas, independente do tamanho da população e nível de PIB dos países, para inflar o número de medalhas de uma nação. Caso da Jamaica (12º), que é tiquitita e pobre, mas está a frente de muitos e muitos países abonados.

Para finalizar, sem entrar também no mérito estatístico, percebo pelos dados que o acaso pode alterar facilmente a ordem dos países no ranking, umas vez que a partir da 20ª colocação, o número de medalhas por país cai e, conseqüentemente, uma medalha a mais ou a menos pode fazer grande diferença em qual posição ele irá ocupar. Se um atleta Húngaro inspirado ganhar uma medalha de ouro amanhã, ela sai da 50ª para + ou - 30ª no ranking.

Goda, mas concordo plenamente no seu ponto principal, que esse ranking foge ao espírito olímpico e não agrega muito. Gostei muito do texto, e seu blog ta ficando bom, pelo menos ta rolando uns Debates.

Abração e saudades de você meu amigo.

Guilherme GiA

11:40 PM  
Blogger Marcelo de Oliveira Gonçalves said...

Gerando discórdia:

Schön. Bela finalizacao. E só para gerar mais controvérsia em torno do quadro: Vc sabia que os EUA contam as medalhas de uma forma diferente do mundo? A imprensa mundial declara o "campeao olímpico" por quantidade de medalhas douradas alcancadas. Os EUA por total de medalhas. Adivinha quem é "o campeao" em todos os sites americanos? Olímpicos, nao!? Mas... o que interessa? Eles sao meus irmaos, vc também... o Gia também.

PS1: Desculpe pela minha “cuspida nada Olímpica” (nao resisti) e parabéns pelo Blog. Abraco.

PS2: Bela observacao Gia, mas caiu em contradicao quanto ao Tamanho da Populacao vs. Medalhas Alcancadas. Abraco.

Marcelo, direkt aus Köln.

3:27 AM  
Blogger D. said...

Entendi, Gia, a palavra "correlação" soou errado, seria "relação" melhor?

Abraços.

9:24 AM  

Postar um comentário

<< Home