sábado, 1 de março de 2008

Diplomacia e bons tratos

Não importa o lugar, como as pessoas me trataram foi o que me fez querer voltar para lá. É a única explicação para eu sentir tanta saudade de Ituporanga e lembrar com tanto carinho de Pantâno Grande. Acho que isso pode ser extrapolado ao universo político e dos interesses, quando Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, marcou sua visita de final de semana à Bagdá. Diplomacia tem a ver com tratar bem, que simplismo! Ahmadinejad tem preocupações eleitoreiras, senão não moveria sua turma de Terã para ir ao caos iraquiano que é Bagdá. Há quem conteste, pois a diplomacia enobrece e me faz pensar em como bons vizinhos podem trazer benefícios ao mundo em volta, no caso, o Oriente Médio, complicado. Concluo então que não importa o lugar e nem como as pessoas me trataram me faz voltar, só eu mesmo me faço querer voltar, provará Terã e sua corja na longa demora de seu retorno à margem dos rios Tigre e Eufrates, onde eu não passaria as minhas férias.
Foto: Mahmoud Ahmadinejad, AFP, Economist.com, 01/03/2008